Iene japonês: a moeda referência para os países asiáticos
Você sabia que o iene é a terceira moeda mais movimentada nos mercados financeiros internacionais, atrás apenas do euro e do dólar? Identificado pelo código JPY e o símbolo ¥, o iene é considerado um porto seguro para os investidores. Com uma das economias mais fortes do planeta, muitas reservas financeiras são feitas na moeda japonesa.
História e curiosidades sobre o iene japonês
A circulação de moedas no Japão começou com a importação de exemplares chineses antes do período Asuka. A partir de 708, o governo japonês passou a produzir dinheiro próprio, a Wado Kaichin (prata) e a Wado Kaiho (bronze).
Depois de mais de dois séculos, o país passou por uma crise e não conseguiu mais produzir as moedas. Com isso, voltou a importar da China, mas não foi suficiente para atender à crescente demanda. No século XIV e XVI, surgiram as moedas Toraisen e Shichusen para atender às necessidades comerciais e econômicas.
Depois, para contornar as enormes dívidas do período Sengoku, foram criadas as moedas Koshu Kin, de ouro, prata e cobre, mas o sistema financeiro se tornou muito complexo e insustentável. Então, em 1871, na Era Meiji, o iene foi criado no padrão das grandes potencias do século XIX.
No início, o iene era lastreado no ouro e, durante décadas, era tão valioso quanto o dólar e as moedas europeias. Contudo, após a rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial, a moeda começou a perder força. Em 1949, o iene passou a ser vinculado ao dólar e, naquele momento, um iene valia um dólar.
Em 1973, quando os EUA deixaram de lastrear o dólar com o ouro e passaram a usar commodities, o governo japonês começou a intervir na flutuação do iene, com o objetivo de deixá-lo mais competitivo internacionalmente.
Circular
O nome da moeda japonesa, iene, em português, significa “circular” ou “redondo”. Além disso, não existe plural no idioma japonês para essa palavra. Sempre o dinheiro será chamado de en, como os nativos se referem à moeda.
Moeda referência
O iene é considerado uma moeda referência na Ásia, já que países como Camboja, Vietnã e Laos o utilizam como base para suas economias.
À prova de crise
Quando comparado a outras moedas, o iene demonstra mais estabilidade em momentos de crise econômica. Isso acontece devido à capacidade do país de atrair capital por seu superávit comercial significativo.
Moedas comemorativas
Em diversas ocasiões, o Japão produz moedas comemorativas, frequentemente utilizando ouro e prata. Em 2009, foram lançados 47 designs únicos, um para cada província do país.
Carry trade
As baixas taxas de juros no país e a alta liquidez do iene, incentivam investidores a pegar emprestado dinheiro no Japão e investir em outros países. Essa prática é conhecida como carry trade e contribui para que o valor do iene se mantenha baixo em comparação com outras moedas.
O ano do império
A maioria dos países estampa em suas moedas o ano em que elas foram cunhadas. No Japão, isso também é feito, mas a data exibida é referente ao ano do reinado do imperador atual. Por exemplo, uma moeda cunhada em 2009 levaria a data Heisei 21 (o 21º ano do reino do Imperador Akihito).
Onde usar?
Além de ser a moeda oficial do Japão, o iene também é uma das moedas utilizadas no país africano Zimbábue, ao lado de outras sete moedas, o dólar americano, o rand sul-africano, a libra esterlina britânica, a pula de Botsuana, o dólar australiano, as rúpias indianas e o yuan chinês.
Atendimento Especializado
os melhores serviços e produtos em Câmbio, Envios Exterior e Conectividade.
Aqui, você encontra a melhor conta digital internacional com atendimento humanizado e emissão imediata do cartão, +20 tipos de moedas estrangeiras com a melhor cotação do dólar, euro e libra esterlina entre outras, pode emitir seu cartão viagem pré-pago sem custo adicional, simular o plano ideal do seu seguro viagem com desconto em grupo, enviar ou receber dinheiro do exterior em menos de 10 minutos, transferir recursos ou realizar pagamentos internacionais, enviar encomendas ou documentos pela DHL, FEDEX ou UPS e, ainda adquirir o melhor Chip Virtual internacional de dados (e-SIM) para celular.
São mais de 80 casas de câmbio bem localizadas e com fácil acesso, em todo o Brasil. Nosso Atendimento é especializado, disponibilizamos diversos canais de contato para sua escolha e, em todas as nossas operações, contamos com a credibilidade e garantia de origem do Banco Daycoval, instituição brasileira com mais de 50 anos de tradição e segurança bancária.
Atendimento Especializado
os melhores serviços e produtos em Câmbio, Envios Exterior e Conectividade.
Aqui, você encontra sua conta digital internacional com cartão de débito e gerencia tudo pelo app da Conta Global Daycoval e, ainda, +20 tipos de moedas estrangeiras com a melhor cotação do dólar, euro e libra esterlina entre outras, pode emitir seu cartão viagem pré-pago na hora e sem custo adicional, simular o plano ideal do seu seguro viagem com desconto, enviar ou receber dinheiro do exterior em menos de 10 minutos, transferir recursos ou realizar pagamentos internacionais, enviar encomendas ou documentos pela DHL, FEDEX ou UPS e, ainda adquirir o melhor Chip Virtual internacional de dados (e-SIM) para celular.